Benefícios da laranja para nossa saúde

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 27, 2022

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Descubra o porquê da laranja ser uma fruta cheia de benefícios que melhoram nossa qualidade de vida  

As frutas são muito ricas em nutrientes que contribuem para o nosso bem-estar. Muitos acreditam no poder nutritivo que esse tipo de alimento é capaz de produzir para o nosso corpo, por isso não deixam faltar no cardápio. 

Geralmente, a laranja agrada à maioria dos paladares por serem cítricas e refrescantes. A versatilidade dela é utilizada em diversos tipos de receitas como: doces, bolos, geleias, sucos, molhos, até mesmo aproveitando a casca para chás.

São inúmeros os benefícios que ela é capaz de nos fornecer, aumentando nossa qualidade de vida. Se você ficou curioso para descobrir que vantagens são essas, então esse texto é ideal para você! 

Quais são os benefícios da laranja?

Devido aos 170 fitoquímicos e mais de 60 flavonoides, ela tem a capacidade de agir de maneira antioxidante e anti-inflamatória. Elas são ricas em vitamina A, B e C. A presença de cálcio, magnésio, potássio, fósforo e colina também são encontrados na sua composição.  

Abundante em substâncias saudáveis, elas podem melhorar algum quadro clínico ou prevenir doenças precoces. Confira! 

1. Coopera para o funcionamento do sistema digestivo

A pectina, a celulose e a hemicelulose são fibras que ajudam na digestão. Ótima para quem tem o intestino preguiçoso, a laranja contribui para a formação do bolo fecal, acelerando os intervalos de evacuação, e combatendo a prisão de ventre.

2. Previne contra as doenças cardiovasculares

Nosso organismo absorve as gorduras dos alimentos, aquelas que provêm do colesterol ruim e dos triglicerídeos formam placas que entopem as artérias, resultando em acidentes cardiovasculares como: infarto, insuficiência cardíaca e derrame. Com o auxílio da pectina, as possibilidades que eles ocorram são menores. 

Os proveitos da ingestão da laranja também contribuem para quem tem pressão alta, em razão do potássio encontrado nela. Esse mineral tem um efeito relaxante nos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e aumentando a  circulação do sangue. 

3. Combate o envelhecimento

Os antioxidantes e anti-inflamatórios derivados das vitaminas A, C e dos betacarotenos, além de estimular a produção de colágenos combatem, ainda, o envelhecimento, diminuindo a flacidez, as rugas e linhas de expressão. Para mais, a vitamina A presente protege contra os danos causados pela constante exposição ao sol. 

4. Fortifica o sistema imunológico

A nossa imunidade recebe os prós das substâncias contidas na laranja. Uma verdadeira fonte de vitamina A, C e folato que aumentam as produções de glóbulos brancos no sangue. Essas células de defesa conseguem prevenir e combater as infecções. Além disso, o ácido fólico pertencente a essa poderosa fruta ameniza os sintomas provocados pelas crises alérgicas respiratórias.

5. Auxilia na anemia

O ácido cítrico e a vitamina C são agentes na absorção de ferro incluso na alimentação. 

A anemia é decorrente do baixo nível de hemoglobina, componente que transporta o oxigênio para o sangue. 

Para se precaver dessa debilidade, é importante que tenha formação de glóbulos vermelhos saudáveis, mas para isso é necessário a deglutição de alimentos que contenham o folato, ou popularmente conhecido por vitamina B9, composto na laranja.

6. Ajuda a combater o câncer

Alguns estudos relevantes da ciência trouxeram sobre o potencial que as frutas cítricas, por exemplo a laranja, tem em diminuir a aparição de câncer no estômago, mama, pâncreas e esôfago. Isso acontece em razão dos flavonoides e a vitamina C, que agem como antioxidantes, bloqueando o surgimento de certos tipos de genes causadores de doenças degenerativas e dos radicais livres que alteram as células. No entanto, é fundamental que mais estudos sejam feitos em pessoas para comprovação acerca desse benefício.   

Outros privilégios associados ao hábito de comer ou beber o suco dessa fruta diariamente são em:

  • evitar o aparecimento de pedras nos rins;
  • preservar a saúde dos olhos;
  • controlar a diabetes;
  • fortalecer os ossos, evitando o perigo de desenvolver artrite reumatoide e a osteoporose.

Como consumir a fruta corretamente?

Para absorver todas as substâncias fartas de nutrientes, o recomendado é consumir a fruta crua ou 150 ml do seu suco natural por dia. Desse modo, a atuação no organismo vai acontecer com mais eficácia.

Se for colocada ao forno, o seu valor nutricional reduz a taxa de eficiência e os efeitos benéficos que elas proporcionam.

Mas alguns cuidados devem ser tomados por quem apresenta problemas gastrointestinais, tendo como exemplo a úlcera e a gastrite. O consumo em excesso pode agravar essa condição ou provocar um desconforto maior, em virtude da elevada acidez existente na fruta.

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