E-mail marketing como uma poderosa estratégia

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em março 9, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Em uma empresa, existem várias formas e estratégias de realizar a comunicação entre setores, colaboradores, leads, fornecedores e os próprios clientes. Uma dessas estratégias consiste no uso do e-mail marketing, principalmente quando voltado para a nutrição e contato com clientes e consumidores em potencial. 

Não é de hoje que o email vem sendo utilizado como uma ferramenta de comunicação bastante vantajosa, mas, no caso do e-mail marketing, ocorre a aplicação de várias técnicas com o objetivo de manter um bom relacionamento com o cliente e fazer com que leads (que são os clientes em potencial) conheçam mais sobre seu negócio, até que se convertam. 

O uso do email marketing não ocorre sozinho, já que são necessárias algumas estratégias de marketing no processo de atração e retenção, principalmente ao criar conteúdos de valor, relevantes e atraentes para o cliente, conforme sua evolução na jornada de compra. 

No caso do e-mail, uma relação mais próxima é construída, visto que já há certo grau de confiança para acesso a essa forma de contato.

Por esse motivo, em alguns casos, essa técnica é utilizada na etapa do funil de vendas, quando uma pessoa interessada em conhecer mais sobre o negócio preenche uma landing page ou um formulário e cadastra o e-mail para receber novidades sobre a empresa.

Isso representa dizer que, se for bem utilizado, o email marketing pode ser uma importante ferramenta de marketing digital para atrair e captar ainda mais clientes para o seu negócio, já evoluindo essas pessoas para a realização da compra. 

Diante da importância e relevância desta ferramenta, neste artigo você conhecerá algumas ferramentas que podem ser utilizadas no email marketing, assim como é possível criar uma campanha. 

Ferramentas que podem te ajudar

Para utilizar o email marketing como uma estratégia de comunicação em sua empresa, existem algumas ferramentas que podem te ajudar no desenvolvimento desse conteúdo e na rotina das atividades.

A principal atividade consiste na elaboração do conteúdo e disparo de emails que é feito para uma lista de pessoas cadastradas.

Além disso, os profissionais de marketing também precisam verificar as métricas e identificar os ajustes que são necessários para que a ação continue dando certo. 

Diante disso, existem alguns softwares para a gestão do email marketing que podem ser utilizados para facilitar o dia a dia, trazendo métricas mais claras e agilizando o processo de envio, é o caso de ferramentas de automação de marketing.

É importante que o profissional de marketing saiba qual é a ferramenta que mais contribui para a realização do seu trabalho, a partir dos seus objetivos do plano de comunicação digital que foi estabelecido. 

Criando uma campanha de email marketing 

Agora que você já sabe que existem algumas técnicas que favorecem a publicação de conteúdo no email marketing, é fundamental saber como aplicar as estratégias durante a criação de uma campanha de marketing digital direcionada ao email. 

Por isso, listamos algumas recomendações a seguir:

  • Conheça seu público-alvo;
  • Defina quais são os temas de interesse desse público;
  • Entenda qual é a melhor linguagem a ser utilizada;
  • Crie uma lista de contatos;
  • Determine a frequência de publicações e contatos;
  • Defina o formato do conteúdo que será enviado;
  • Utilize ferramentas de automação.

Primeiramente, é fundamental não sair disparando email sem entender quem é seu público, o que eles gostam, quais são suas preferências e temas de interesse. Isso impacta diretamente no resultado das ações e na qualidade dos e-mails, que precisam ser atrativos e converter os usuários.

Para isso é importante ter o entendimento sobre qual fase do funil de vendas aquela pessoa está. Por exemplo, ela é um cliente em potencial ou já comprou em seu negócio anteriormente? 

Assim, é possível direcionar o tema, o tipo de conteúdo a ser produzido, assim como utilizar uma boa linguagem, considerando – por exemplo – a indicação de produtos complementares a um consumidor ativo e recorrente.

A organização e planejamento inicial, dividindo esses contatos em categorias, contribui para que uma boa lista de contatos, com suas particularidades, seja criada de forma efetiva. 

Além disso, é fundamental definir um calendário, para saber qual é a melhor frequência para enviar as publicações, assim como o melhor horário e dia da semana para cada tipo de material desenvolvido, tipo de contato e grau de relação com o lead. 

O formato do conteúdo também importa. Por exemplo, você enviará um texto curto, médio ou longo? Será que realmente um texto precisa ser enviado ou apenas uma arte digital? Essas são perguntas que devem ser respondidas  para alcançar os objetivos desejados, e podem ser traçadas a partir do público identificado.

Por fim, como já citamos neste trabalho, existem algumas ferramentas que são essenciais no processo de criação de conteúdo, assim como no disparo de emails. 

As ferramentas de automação representam a programação para o envio dos emails para a lista de contatos selecionada, assim como o conteúdo determinado previamente. 

Dessa forma, sua empresa consegue fazer o disparo correto, sem esquecer de nenhum cliente, levando em conta a inteligência artificial nesse processo, que permite mensurar os resultados e classificar os leads com mais velocidade, enviando os e-mails certos e no momento mais adequado.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.