Muitas pessoas não sabem o que é periodontite, doença que pode ser acometida decorrente da falta de comprometimento com a sua cavidade bucal, originando complicações diversas.
A saúde e higiene bucal são algo que devem ser sempre muito bem monitorados, pois a negligência pode causar diversas doenças.
Dessa maneira, é fundamental que você tenha o conhecimento acerca dessa doente que não é tão comentada quanto as outras, mas que é tão perigosa quanto, e deve ser tratada o mais rápido possível, caso haja o diagnóstico.
Se não houver um cuidado prévio, a doença pode danificar os dentes, sendo necessário o uso de uma prótese dentaria.
O que é periodontite e seus principais sintomas:
Antes de falar como prevenir doenças bucais, é fundamental você ter o conhecimento acerca dessa doença que pode vir a ser muito grave.
Além disso, é pertinente entender como tratar caso você contraia, e quais os principais sintomas sentidos pela pessoa que é afetada pela periodontite.
devemos lembrar que, como a maioria das doenças bucais, ela é decorrente da proliferação de bactérias presentes na boca, que deveriam ser retiradas através de uma escovação efetiva.
Porém, essas bactérias se proliferam ainda mais facilmente se a pessoa utilizar um aparelho ortodôntico invisível, por exemplo.
Falando mais especificamente da periodontite, também conhecida como doença periodontal, é um estágio mais avançado da gengivite.
Tendo em mente que também é outra doença bucal, que afeta a gengiva, como o próprio nome sugere, que surge decorrente de uma má higienização bucal.
A periodontite é uma infecção bacteriana, que pode afetar tanto os tecidos, ligamentos, quanto os ossos que sustentam e são responsáveis por envolver os dentes, que são conhecidos como periodonto.
Essa doença tende a surgir mais facilmente em pessoas que possuem um aparelho de porcelana, pois retêm mais bactérias.
Essa doença, por ser um estado mais avançado de outra doença, já é de um problema bem grande, por isso deve ser realizado uma consulta assim que sentido os principais sintomas, que são:
- Mau hálito;
- Dores no tecido gengival;
- Manchas escuras na gengiva;
- Sangramentos recorrentes.
Vale constar que essas manchas escuras podem danificar todo o esmalte dentário, fazendo com que o dente perca sua cor original, sendo necessário procurar por tipos de clareamento dental.
Essa doença também pode ser crônica, afetando o tecido da boca durante toda a vida, tendo que ter um cuidado contínuo, para que problemas mais graves que esse não apareçam e atrapalhem mais sua vida.
Pode parecer besteira, mas essa doença tem uma ligação direta com problemas no resto do corpo, então o não cuidado pode acabar afetando outras áreas, não se limitando apenas a cavidade bucal.
Como tratar e prevenir essa doença
Agora que ficou mais claro a gravidade dessa doença, é fundamental você conhecer as principais dicas para evitar esse tipo de problema.
Caso você já esteja com essa doença, ou possua ela cronicamente, há diversos tipos de tratamento, que devem ser realizados mediante às instruções do profissional odontológico.
A primeira coisa que se deve falar, é sobre a higienização bucal. A melhor forma de prevenir qualquer doença bucal, é cuidar corretamente dos seus dentes, ou seja, escovar pelo menos três vezes ao dia.
Então dando enfoque antes de dormir, que é quando ocorre um período de menos salivação, deixando a boca mais suscetível à proliferação de bactérias.
Então temos disso, outra forma de tratamento é ter uma alimentação saudável, sem contar com muitas coisas açucaradas, já que elas atacam diretamente os dentes, danificando toda a estrutura.
Pode também causar manchas, deixando os dentes com uma aparência não natural, precisando de uma lente de contato dental.
Um outro fator que pode ter muita influência, seja na periodontite ou em qualquer outra doença bucal, é o consumo excessivo de tabaco.
Quando você tem vício no tabagismo, a estrutura do dente é totalmente danificada, e acaba se tornando mais propícia a diversos problemas. Por isso, tente diminuir a quantidade, ou parar totalmente com ela.
Os tratamentos de pessoas com a doença periodontal são diversos, mas vale constar que o recomendado é que ela seja tratada desde o estágio inicial, pois a prorrogação dessa doença pode desencadear outros problemas.
Os principais tratamentos são a utilização de antibióticos, remoção da placa bacteriana e, em casos mais graves, uma cirurgia.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário