Você já ouviu falar em jaqueta dentária? Esse é um dos termos técnicos quando o assunto é o tratamento de uma prótese dentária fixa em porcelana.
Isso muitas vezes pode soar confuso para as pessoas, que até mesmo confundem com outros tratamentos.
Entretanto, é até mesmo compreensível o fato de ter confusão entre termos e tratamentos, uma vez que, cada dia que passa a tecnologia trabalha e auxilia para melhorar os procedimentos com facilidades de modo a serem cada vez mais assertivos.
Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre jaqueta dentária, pivô e coroa dentária de forma a não confundir mais e saber os benefícios e características de cada um dos tratamentos de uma prótese dentária.
Qual a diferença entre jaqueta dentária, pivô e coroa dentária?
Optar por um tratamento que exija a colocação de uma prótese ou implante é normal para algumas pessoas, de maneira que, cada vez mais, eles têm se tornado uma opção.
Dessa forma, uma das opções é justamente o tratamento com prótese dentária fixa em porcelana.
Justamente por isso, é cada vez mais necessário se inteirar das diferenças de tratamento de uma prótese fixa e procurar saber a característica de cada um dos tratamentos.
Desse modo, confira a seguir as principais diferenças de cada um deles, bem como suas funcionalidades.
- Pivô
O pivô dentário nada mais é do que uma espécie de pino de sustentação que contém uma coroa dentária fundidos em uma peça única.
Essa é uma técnica mais antiga que está associada a sorrisos com linhas escuras junto às gengivas, decorrente da frequente corrosão do metal utilizado nestes dispositivos, com o tempo de uso prolongado e retrações gengivais frequentes.
Entretanto, esse tipo de tratamento ainda pode ser usado e tem como principal objetivo realizar a reconstrução protética de um único dente.
Uma das principais características desse recurso é que ele apresenta riscos de fraturas e infiltrações por cárie dentária, resultados estéticos limitados e dificuldade para substituição por perda de qualidade de adaptação e escurecimento, até mesmo em caso do uso de uma faceta dental.
- Coroa
A coroa é uma estrutura utilizada para a reconstituição de um único dente, principalmente para a restituição de fatores estéticos.
Normalmente, esse é um recurso utilizado no tratamento de dentes destruídos por fraturas ou cáries dentárias, ou como alternativa para modificações radicais de cor e forma em procedimentos estéticos de impacto.
Em resumo, a coroa é feita de porcelana sobre metal. Esse que possui características como a possibilidade de reconstruir dentes posteriores fraturados até a construção de sorrisos com alta exigência estética, assim como o implante dentário.
- Jaqueta em porcelana
Por último, mas não menos importante, ainda há a jaqueta em porcelana, que nada mais é do que a designação mais antiga para a coroa dentária.
Portanto, em outras palavras, coroa e jaqueta são exatamente a mesma coisa.
Muitas pessoas também costumam confundir a jaqueta com técnicas como lentes de dente e as facetas de porcelana dental, usadas de forma totalmente estética e colocadas acima dos dentes naturais.
Elas podem ser colocadas até mesmo depois de um tratamento que utilize um aparelho de porcelana.
Quanto tempo dura em média uma coroa dentária?
Antes de optar por qualquer tratamento, é necessário entender todos os possíveis aspectos dele.
Dessa forma, não é diferente com a coroa dentária e sua durabilidade. Em suma, é preciso saber que esse tratamento dependerá de seu material para que possa durar mais ou menos tempo.
Em suma, se o material utilizado for bom, bem como o laboratório encarregado do desenvolvimento da coroa, é possível usá-la por aproximadamente 20 anos. Entretanto, caso seja de má qualidade, é possível utilizar uma coroa por apenas 4 anos.
Quais são os tipos de jaquetas dentárias?
Confira a seguir alguns dos possíveis tipos de jaquetas dentárias que podem ser escolhidas na hora do tratamento:
- Ouro
- Liga metálica
- Metalocerâmica
- Porcelana
Para entender qual a melhor opção, é possível solicitar a avaliação e conselho de um médico dentista.
Somente o profissional poderá indicar o melhor tipo possível para cada paciente, levando em consideração todas as peculiaridades de cada caso e pessoa, desse modo, solicite uma avaliação com um dentista agora mesmo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário