Seu negócio no Instagram: estratégias usando o funil de vendas

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin
em fevereiro 26, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Criar estratégias para seu Instagram é fundamental para conseguir engajamento e fazer com que o seu negócio cresça. Para te ajudar nessa jornada, utilizar as estratégias do funil de vendas pode ser fundamental.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas lojas se viram obrigadas a fechar as portas, mas conseguiram achar no Instagram uma nova maneira de realizar vendas para tentar recuperar o prejuízo.

Atualmente, a rede social conta com uma plataforma de compras exclusiva, na qual as lojas podem anunciar seus produtos ou serviços, como um curso gestão de pessoas ead, ou as peças de roupa de uma loja de moda.

Esse recurso é especialmente indicado para as pequenas empresas que precisam aumentar seu alcance e relevância, principalmente para aqueles que tiveram que se adaptar durante esse período de pandemia.

Entre as vantagens de vender pelo Instagram podemos destacar:

  • Exposição de produtos de forma fácil;
  • Anunciar direto para os clientes;
  • Simplifica a jornada do cliente;
  • Melhora a capacidade de venda;
  • Oportunidade para o marketing de influência.

Diante desses benefícios, confira a seguir algumas dicas para te ajudar a criar o perfil da loja no Instagram para começar a vender.

Crie um perfil comercial e capriche na descrição da Bio

Para começar a vender no Instagram, é preciso criar um perfil comercial para a loja. As contas comerciais permitem realizar uma análise das métricas como publicações, impressões e visitas no perfil, funcionando como uma gestão de marketing e vendas

Além disso, também é possível observar os dados sobre o público que segue sua página, desde localização, faixa etária, até o período de interatividade na plataforma. Através da análise desses dados, o dono do perfil comercial pode promover os seus posts.

Após a sua conta estar devidamente configurada, será necessário utilizar o espaço na Bio para escrever uma descrição do seu negócio. Na descrição deve conter informações sobre o segmento em que você atua, além dos produtos ofertados em seu site.

Aposte em fotos e vídeos com boa qualidade

Se você quer vender pelo Instagram, precisa entender que essa é uma rede social totalmente visual. Se a sua empresa oferece curso gestão de startups, por exemplo, invista na de qualidade produção de fotos e vídeos sobre os materiais oferecidos.

Montar um feed atrativo atrai mais pessoas interessadas em consumir seus conteúdos, e consequentemente, dispostas a comprar seus produtos ou serviços. Crie materiais que mostrem os benefícios da sua empresa ou que explique como utilizar os seus serviços.

A legenda é outra arma poderosa, com ela você consegue descrever em detalhes e informar outras características como preço, condições de pagamento e opções de envio do produto.

Utilize as hashtags ao seu favor

Utilizar as hashtags é a principal forma para indexar um produto no Instagram. Quando você consegue usar as hashtags de forma correta, é possível atrair novos seguidores e alavancar o seu número de vendas.

Se a sua empresa é uma instituição de ensino que oferece cursos online, por exemplo, uma boa hashtag para ser utilizada nas legendas das suas fotos e vídeos por ser “faculdade gestão financeira ead” da seguinte forma: #faculdadegestãofinanceiraEAD.

Dessa forma, as pessoas que seguem essa hashtag no Instagram podem encontrar as suas publicações e o seu perfil de forma mais fácil. Apesar do Instagram permitir o uso de até 30 hashtags por post, é recomendado utilizar esse recurso com moderação.

Utilize a função “Loja”

A função “Loja” do Instagram permite que você cadastre os seus produtos direto no catálogo da rede social. Com isso, é possível diminuir a jornada de compra do cliente, que não precisa sair da plataforma para adquirir as suas mercadorias.

Ainda assim, lembre-se: para criar uma loja no Instagram é preciso ter uma conta comercial e também uma página da loja no Facebook. Em seguida, recomenda-se vincular o seu perfil do Instagram com o catálogo do Marketplace e marcar os produtos nos seus posts.

Interaja com os seus seguidores

Para oferecer um bom atendimento, é essencial garantir a satisfação e a fidelização do seu cliente. Por isso, confira com frequência sua caixa de mensagens e poste stories interativos com caixas de perguntas ou enquetes.

Responder os comentários dos seus posts também é uma ação importante. Aproveite os comentários para construir uma relação com os seus seguidores e se mostrar solícito com as dúvidas, sugestões e até mesmo as críticas que possam surgir por lá.

Como utilizar o funil de vendas para crescer no Instagram

O funil de vendas é uma ferramenta que ajuda a compreender a jornada de compras do seu cliente, além de facilitar que ele avance rumo ao fechamento de compra de maneira orgânica.

Ele também é o responsável por criar uma relação de confiança entre empresa e cliente, pois aumenta as chances que ele volte a fazer negócios com o seu empreendimento de gestao financeira startup, por exemplo. 

O funil de vendas é dividido em três etapas, são elas: topo, meio e fundo de funil. Cada uma dessas etapas possuem estratégias que devem ser cumpridas para que tudo funcione da maneira correta.

  1. Topo de funil 

O topo de funil é uma etapa extremamente importante para ser trabalhada no Instagram, pois ela permite que seus seguidores virem clientes. Aqui, você possui as melhores oportunidades de conversão.

Entretanto, é preciso ter cuidado, pois nessa etapa não é o momento de falar sobre a sua marca. Nessa fase, é preciso compartilhar conteúdos educativos, de forma geral, clara e útil, e o Instagram é o canal ideal para que isso aconteça.

Diante disso, se a sua instituição oferece cursos livres online, você pode fazer uma postagem com o tema “curso gestão de pessoas, o que é”, mas sem falar sobre a sua empresa.

Ou seja, você precisa despertar a urgência em suprir uma necessidade por meio da criação de conteúdos inteligentes e relevantes. Para isso, é possível criar posts com os memes do momento, stories interativos e fotos e vídeos criativos, bonitos e atrativos.

  1. Meio de funil

Se o seu seguidor chegou até a etapa do meio de funil, ele já sabe que a sua empresa existe, possui uma ideia do que ela oferece e criou uma conexão com os seus conteúdos. Porém, é preciso ter calma, ainda não é o momento de realizar a venda.

Aqui você deve falar de forma indireta sobre uma necessidade que o cliente possui e que o seu produto ou serviço pode suprir. 

Então se o cliente é um estudante à procura de uma especialização e você oferece esse tipo de curso online no seu Instagram, você pode falar sobre “pós-graduação gestão de recursos humanos o que estuda”. 

Quando você oferece conteúdos relevantes nessa etapa do funil, é possível conquistar a atenção do seu cliente e deixá-lo ansiosa pelas suas próximas publicações. Se ele for conquistado nessa etapa, ele passará para a última e mais importante etapa.

  1. Fundo de funil

Essa é a última etapa de aproximação com o seu cliente em potencial, é o momento de finalmente oferecer o seu produto e mostrar como ele pode beneficiar a vida dessa pessoa. Aqui é onde finalmente você pode vender o seu produto ou serviço.

Quando seu seguidor chega no fundo de final de vendas no Instagram, é preciso que você seja direto e ofereça todas as informações necessários sobre o seu produto, entre elas:

  • O que é;
  • Como funciona;
  • Preço;
  • Prazo de entrega;
  • Motivo para ser melhor do que o da concorrência.

Todas as etapas devem estar muito bem alinhadas nessa fase. Aposte em conteúdos como o infográfico, imagens divertidas, e se for preciso, até mesmo mensagens diretas via inbox para os seus clientes.

Outros tipos de conteúdo que podem ajudar é compartilhar depoimentos de clientes, realizar promoções e se mostrar disponível para sanar todas as dúvidas do seu consumidor. Por isso, sempre deixe disponíveis seus meios de contato, como o WhatsApp.

E-commerce e funil de vendas: adapte seu negócio

O instagram se tornou uma ótima plataforma para fazer negócios, independentemente se for do ramo de educação que oferece curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia, ou uma loja de papelaria personalizável que oferece planners e blocos de notas.

O uso das estratégias do funil de vendas fazem toda a diferença para o sucesso do negócio, pois ele permite que você se aproxime dos seus seguidores de forma natural e orgânica, o conduzindo pela jornada de compra através do aprendizado.

Esse tipo de estratégia permite que você dê a liberdade necessária para o seu cliente tomar a decisão no tempo dele, deixando que você ganhe a sua confiança durante o processo de compra, o que facilita o processo de fidelização.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.