Principais pontos para a criação de um site

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em fevereiro 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Para imaginar como deve ser um site, primeiro você precisa pensar no propósito da ferramenta. Quais são seus objetivos para ele? Como tornar a marca ainda mais famosa? Gerar leads? Atrair cada vez mais oportunidades de negócios?

Objetivos como esses exigem fornecer aos visitantes uma excelente página muito bem estruturada e bem ranqueada nos mecanismos de busca, o que não é tão fácil e rápido de alcançar.

Para ter um site de sucesso, é fundamental seguir algumas dicas para melhorar a configuração do seu site. Neste artigo, você aprenderá sobre 7 dicas muito importantes sobre o assunto. 

Antes de começar o artigo, queremos destacar que é muito importante que você tenha noções de informática, por conta disso, pontuamos que você deve fazer um Curso de Informática com o objetivo de se especializar no assunto.

Vamos lá?

1. Carregamento rápido

Entre outras coisas, o que normalmente deixa as páginas mais lentas é carregar muito código e scripts, muitas imagens e animações em flash – coisas que nem o Google consegue ler. De fato, o próprio Google define a velocidade de abertura de um site como um de seus critérios de classificação.

Para saber como melhorar isso, você pode usar o PageSpeed ​​Insights, ele funciona com o objetivo de identificar e corrigir alguns problemas de carregamento, porém existem outras dicas bem específicas que valem muito a pena seguir para quem deseja obter um carregamento que seja bem mais rápido.

2. Navegação simples e intuitiva

As páginas que fornecem aos visitantes uma navegação fácil têm um impacto positivo na experiência do usuário. Na verdade, o conceito de UX (User Experience) é um dos elementos mais importantes do ranking dos motores de busca e da satisfação das pessoas que visitam o seu site.

Na verdade, um site com uma navegação simples e que seja intuitiva é aquele em que todos os visitantes podem encontrar o que desejam sem se perder dentro do site. Trata-se de localizar as principais informações sem rolar o layout para baixo, ter um menu que tenha um topo da página, um bom campo de pesquisa que seja visível e fornecer outras conveniências para o usuário é algo muito importante

3. Informações de contato

Se alguma empresa estiver interessada em fazer associação com sua empresa, ou até se um cliente precisar de suporte, é melhor que ele saiba como entrar em contato com a marca por meio de um site.

Por isso, é fundamental ter bons dados, como, por exemplo: números de telefone para a realização de ligações e de mensagens, e-mails de atendimento ao cliente, redes sociais e até formulários de contato. Coloque sempre as devidas informações no rodapé do seu site.

É muito interessante adicionar uma página que seja específica com excelente informações de contato, sempre considere usar um formulário de contato. São uma forma de incentivar os usuários a deixar uma mensagem imediatamente, facilitando assim todo o processo de comunicação entre você e o seu público.

A maneira como você exibe as informações de contato em seu site pode dizer muito aos clientes sobre sua vontade de resolver problemas. Isso cria uma relação de confiança que resulta em clientes fiéis.

4. Blog

O blog é uma grande parte da exposição do seu site, pois é o seu hub de conteúdo responsável por atrair e gerar leads.

De acordo com as pesquisas, para se ter uma ideia, as empresas que usam esse recurso recebem em média o dobro de visitantes do que as empresas que não tem um blog anexado ao site.

Se houver mais tráfego, também haverá mais leads e, portanto, mais clientes. No entanto, é importante ficar atento à otimização da tecnologia e da produção de conteúdo.

O blog é uma excelente forma de Marketing Digital, se você deseja aprender mais sobre Marketing, indicamos que você comece a procurar por Cursos Online sobre o assunto.

5. Otimize seu site

Existem vários fatores que definem uma boa experiência de navegação, muitos dos quais juntos compõem o mais importante: criar páginas otimizadas.

Dentre essas características, devemos citar a aparência, pois muitas empresas consideram ter um design bonito como o mais importante. Mais do que ter uma boa aparência, ele precisa ser funcional, um recurso que permite aos usuários navegar com facilidade, com ênfase na intuitividade.

Podemos destacar que o design é um dos fatores que mais afetam a velocidade do site, uma questão muito importante na produção de uma experiência mais otimizada do visitante. 

Esses elementos afetam significativamente o SEO (Search Engine Optimization) e visam melhorar o posicionamento do Google. O trabalho de SEO é firmado em uma atividade contínua, pois o Google está fazendo atualizações cada vez mais contínuas.

Diante disso, é natural fazer a seguinte pergunta: Se SEO é definido como sendo uma estratégia de médio a longo prazo, como você obtém resultados otimizando seu site? Para responder a essa pergunta, é necessário compreender que todo sucesso começa com a primeira ação, que será a otimização do site.

6. Design responsivo

Podemos definir que o design responsivo é um dos itens básicos que um site deve ter. Ele é uma técnica com o objetivo de adaptar páginas a diferentes tipos de telas, incluindo também os tablets e os smartphones.

Com um design responsivo, podemos dizer que a experiência de acesso e visualização será semelhante em dispositivos que são menores e maiores. Porém, muitas pessoas se enganam que o design responsivo é apenas uma adaptação.

Para realmente aproveitar esse recurso, é preciso entender todos os detalhes necessários para atender ao projeto e às necessidades do usuário. Só assim é possível obter um bom desempenho nos mais diversos dispositivos móveis.

7. Design bem elaborado

Um design bem projetado, especialmente ao criar layouts de alta qualidade, é fundamental para um bom site. Podemos ver isso melhor quando chegamos em páginas que são muito bem organizadas e permitem uma navegação limpa e fácil.

Infelizmente, também existem muitos sites com design que são de baixa qualidade e com gráficos que são prejudiciais para à navegação, como, por exemplo: fontes mal escolhidas, difíceis de visualizar, falta de atualizações, funcionalidades que não funcionam e muito mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.